Gilberto Gil fala sobre o AI-5 digital

21nov10

No recente II Fórum da Cultura Digital Brasileira, em São Paulo, Gilberto Gil foi um dos grandes nomes que passaram pelo evento e debateram a cultura digital atual. Este vídeo, particularmente, Gil critica o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo, PL 84/99 aprovado no Senado em 2008, mais conhecido por Lei Azeredo ou AI-5 Digital (também escrevi mais sobre isso aqui).

Também rolou no Fórum uma carta em defesa da liberdade na internet. Assinei a carta por lá, mas não tinha encontrado ainda ela online, achei aqui via Twitter.

Carta do Fórum da Cultura Digital em Defesa da Liberdade na Internet

A Internet deve continuar livre. A liberdade é que permitiu criar um dos mais ricos repositórios de informações, cultura e entretenimento de toda história. Nós, defendemos que a rede continue aberta. Defendemos que possamos continuar criando conteúdos e tecnologias sem necessidade de autorização de governos e de corporações.

Não admitimos que a Internet seja considerada a causa da pedofilia. Denunciamos as tentativas de grupos conservadores em superdimensionar o potencial criminoso da Internet para criar um estado de temor que justifique a supressão de direitos e garantias individuais. Alertamos a todos que estas forças obscuras querem aprovar no final desta legislatura o AI-5 Digital, substitutivo PL84/89 antigo PLS 89/03+ redigido pelo Senador Azeredo.

Não admitimos que as pessoas sejam obrigadas a se cadastrar para navegar na rede. Consideramos que a vinculação de um número IP a identidades civis é inaceitável. Não queremos ser uma China. Controles exagerados na rede poderão sufocar a sua criatividade e implementar o vigilantismo que é democraticamente insustentável.

Os internautas brasileiros construiram colaborativamente um marco civil que define direitos e deveres dos cidadãos nas redes digitais e rejeitam uma lei que sirva aos interesses apenas dos banqueiros e da indústria de copyright. A diversidade e liberdade são a base de uma comunicação democrática. O acesso à Internet é um direito fundamental.

Abaixo o AI-5 Digital. São Paulo, 15/16 de novembro de 2010.

Anúncios


No Responses Yet to “Gilberto Gil fala sobre o AI-5 digital”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: