Comentários sobre ‘Por que as comunicações e as artes estão convergindo?’

05dez10

O livro ‘Por que as comunicações e as artes estão convergindo?‘, de Lucia Santaella, é uma leitura obrigatória para quem trabalha com comunicação e arte, de uma forma geral, como produção de cultura. Como a autora assinala, essa convergência faz parte do período pós Revolução Industrial, já que desde o Renascimento havia uma separação entre belas artes e a arte popular. A partir do século XIX e posterior intensificação no século XX, a cultura perdeu seu status de belas artes e belas letras para ser dominada pelos meios de comunicação. É esse o momento em que as máquinas passaram a produzir bens culturais.

“(…) tese que venho defendendo desde 1980, sobre a inoperância das separações rígidas entre cultura erudita, popular e de massas, que dizer, cultura de massas não deve ser vista como uma terceira forma de cultura. (…) A comunicação massiva deu início a um processo que estava destinado a se tornar cada vez mais absorvente: a hibridização das formas de comunicação e cultura”.

Também destaca-se a diferença entre a cultura de massas, resultado da produção dos meios de comunicação de massa, que servem apenas para consumo, e de cultura das mídias, onde há participação de diferentes esferas da sociedade na produção de bens culturais.

No momento em que a cibercultura ensaiava seu crescimento na sociedade pós-moderna, alguns tópicos já eram lançados para o futuro dos bens culturais, como pluralidade de estilos, intertextualidade, complexividade, ratificando o fim dos limites entre artes e mídias, que além de descartar esse limite, substitui a genialidade do produto final pelo engenhosidade  do processo de contrução da arte.

Anúncios


No Responses Yet to “Comentários sobre ‘Por que as comunicações e as artes estão convergindo?’”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: