Colaboração online entre fãs e artistas #1

20jan11

O tema é complexo. Ele divide-se em vários outros subtítulos, por isso, aos poucos vamos escrever sobre isso. E por quê? Queremos citar exemplos, buscar histórias e entender a realidade. Há quem ainda pense que a Web prejudicou a relação entre fãs e artistas. Isso porque, no começo da década, um universitário resolveu criar um programa chamado Napster, comprando uma briga com a indústria fonográfica. E artistas como a banda Metallica e o rapper Dr. Dre compraram briga, indiretamente, com seus fãs que estavam baixando suas músicas em formato mp3. Depois vieram os torrents, o aumento da velocidade da internet  e a explosão das mídias sociais: blogs para compartilhar conteúdo e comunidades para trocar discografias de bandas preferidas.

A pesquisadora Raquel Recuero afirma que as redes sociais têm potencial para colaboração, difusão de informações e construção de novos valores sociais.  As novas tecnologias de comunicação e informação transformaram as formas de colaboração.

Mas, enquanto algumas pessoas continuam insistindo que a Web está prejudicando a indústria da música, a rede que se forma entre fãs e e artistas está cada vez mais forte. A banda Arctic Monkeys já é um exemplo bem manjado, mas uma grande referência de como uma banda de MySpace pode chegar ao mainstream. No Brasil, por exemplo, a banda gaúcha Fresno consolidou sua base de fãs na Internet, primeiro passo fundamental para conseguir o sucesso que desfruta hoje.

E foi justamente outra cantora vinda do MySpace que gravou, no começo do ano, um clipe com a ajuda de vários fãs. Duas mil pessoas do Reino Unido foram convidadas para participar de uma versão do clipe “The Fear”.

Lily Allen “The Fear.” mk II from phil tidy on Vimeo.

Colaboração em redes sociais entre fãs e artistas é deixar de lado as gravadoras e voltar a estabelecer um relacionamento com os fãs, não apenas um ciclo com um produto destinado para uma compra. E é isso que muitas bandas novas estão descobrindo com as mídias sociais; é assim que muitas delas podem construir a carreira contando com o apoio de muita gente.

Anúncios


2 Responses to “Colaboração online entre fãs e artistas #1”

  1. 1 Amanda

    \m/ (comentário suuuuper acadêmico)

  2. 2 Eliane Fronza

    E quem disse que comentário em blog tem que ser suuuper acadêmico? 🙂


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: